A LAVA JATO NÃO “LAVARÁ” O PAÍS



Pastor Wesley
Por Wesley Pinha.

Estamos a ver a história se passar bem diante dos nossos olhos. Em um futuro próximo essa operação histórica fará parte dos livros didáticos e será tema de filmes e documentários. Pois nunca na história desse país vimos um poder judiciário e uma Policia Federal tão comprometida em investigar e punir aqueles que durante décadas saquearam o país. Nunca na história desse país vimos tantos ricos e poderosos serem investigados e presos. A prisão de pessoas como Eike Batista, Marcelo Odebrecht, Sérgio Cabral e Eduardo Cunha, dentre muitos outros é uma demonstração que uma revolução está em curso em nosso país.
Mas, mesmo intendendo a importância dessa e de tantas outras ações desencadeadas, confesso meu pessimismo - A lava jato não “lavará” o país de toda a corrupção. Motivos:
PRIMEIRO, PELA CORAGEM DE SE PRATICAR O MAL. Mesmo em meio sérias e profundas investigações, não foram poucos os políticos e empresários que mantiveram a rotina da corrupção. O que dizer do senhor Aécio Neves, que mesmo com a lava a jato a todo vapor, não teve receio em manter sua rotina corrupta.
SEGUNDO, PELA AINDA DESVALORIZAÇÃO DO VOTO. Creio que com todos os escândalos políticos revelados, foi gerado na sociedade brasileira uma maior consciência política, mas ainda (creio eu) a maioria dos eleitores continuarão a desvalorizar o voto nas próximas eleições. Ainda venderão o voto por um saco de cimento; ainda votarão por interesses pessoais; ainda votarão em ficha suja; ainda votarão baseado naquela velha concepção “Ele rouba mais faz!”.
TERCEIRO, PELA NOSSA POUCA OPÇÃO. Os réus, investigados e condenados continuarão na politica e continuarão sendo eleitos (infelizmente), é só olhar para o ex-presidente e hoje Senador Collor de Mello. Defendo a tese que parte da população brasileira desvaloriza o voto quando vota em corruptos, mas também defendo que “se ficar o bicho pega e se correr o bicho come”. Ou seja, são poucas ou quase nada nossas opções.
QUARTO, PELA CULTURA CORRUPTA QUE DOMINA A SOCIEDADE. Os políticos não são extraterrestres, eles saíram da nossa sociedade. Eles refletem o que é nossa sociedade. Com nossas pequenas corrupções diárias, somos corruptos em potencial, apenas aguardando a primeira oportunidade para se dar bem, é o internacionalmente conhecido “jeitinho brasileiro”. Às vezes fico a pensar quão baixo é nosso nível de honestidade, nos corrompemos com facilidade e por muito pouco.
A lava jato não “lavará” o Brasil, mas já será uma boa
“ensaboada”, como nunca houve na história desse país.

Wesley Pinha é Pastor da 1º Igreja Batista de Itarantim.
Formado em teologia pelo seminário Batista Sul Baiano e história pela Universidade do Norte do Paraná.

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.