QUINTA-FEIRA SANTA (MISSA DO LAVA-PÉS) ENTENDA.

Quinta-Feira Santa

No calendário cristão, a Quinta-Feira Santa antecede o domingo de Páscoa. Essa data dá início ao tríduo pascal, a maior celebração da igreja católica, que relembra os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo1. Essa quinta-feira convida a comunidade cristã a reviver algumas das passagens mais importantes do Evangelho: a última ceia de Jesus com seus apóstolos antes de sua crucificação, o novo mandamento (amar uns aos outros), o lava-pés, a eucaristia2, além do sacerdócio ministerial3. Essa passagem é fundamental na tradição cristã e, com exceção do lava-pés, é reproduzida em todas as missas no ato da comunhão.
O capítulo 13 do Evangelho de João conta que Jesus profere um longo discurso aos seus discípulos. Durante a última ceia realizada com os apóstolos, fala-se principalmente das temáticas do amor e da fidelidade. João interpreta a passagem da última ceia nas seguintes palavras: “Tendo Jesus amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”4. Em seguida, ocorre a cena do lava-pés, na qual Jesus lava os pés dos discípulos. Essa passagem é repleta de simbolismos. Representa o amor que Jesus recebeu do Pai e a transmissão do mesmo aos seus; representa a humildade de Cristo e antecipa de modo simbólico seu sacrifício na cruz5; representa colocar-se a serviço do próximo, não somente com um favor, mas dando amor ao outro2. O gesto torna-se ainda mais significativo quando, na época, o lavar pés era um gesto do anfitrião ao seu hóspede como sinal de acolhida. A cena representa, portanto, Jesus acolhendo no Senhor toda a humanidade2.
Já o capítulo 11 de Coríntios acrescenta que Jesus “deu graças” (eukaristein, no idioma em que foi escrito), de onde vem o termo eucaristia utilizado atualmente. Assim, Jesus partiu e compartilhou o pão com seus discípulos, dizendo “Isso é o meu corpo”. A cena é interpretada como a vida de Jesus oferecida a Deus e à humanidade, oferta que alimenta e dá vida à igreja2. Por fim, o sacerdócio ministerial lembra o chamado de Jesus para que os cristãos continuem fazendo como ele fez, ao dizer “Fazei isto em memória de mim”.

Referências

  1. Consultar http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/noticias/11680-lava-pes-colocar-se-a-servico-de-modo-humilde-dos-mais-humildes
  2. Consultar http://vidapastoral.com.br/roteiros/28-de-marco-quinta-feira-santa-ceia-do-senhor/, visto em 31/03/2015.
  3. DE ASSIS DANTAS DE LUCENA, Francisco. Na Semana Santa, seguir os passos dos Senhor. Disponível em http://www.cnbb.org.br/artigos-dos-bispos-1/dom-francisco-de-assis-dantas-de-lucena-1/11690-na-semana-santa-seguir-os-passos-de-jesus, visto em 31/03/2015.
  4. BRITO GUIMARÃES, Pedro. O que se celebra na Semana Santa. Disponível em http://www.cnbb.org.br/artigos-dos-bispos-1/dom-pedro-brito-guimaraes-1/16167-o-que-se-celebra-na-semana-santa, visto em 31/03/2015.
  5. PINHEIRO DE ANDRADE, Aíla Luzia. Quinta-Feira Santa: a Ceia do Senhor. Disponível em http://vidapastoral.com.br/roteiros/28-de-marco-quinta-feira-santa-ceia-do-senhor/, visto em 31/03/2015.


POPULAÇÃO DE POTIRAGUÁ (NA AUDIÊNCIA PÚBLICA) DIZ NÃO AO PLANTIO DE EUCALIPTO.


Câmara Municipal de Potiraguá realizou nessa quarta-feira (28) audiência publica sobre o plantio de eucalipto no seu território. A audiência foi uma “proposta de emenda a lei orgânica de Nº01/2018” sobre o plantio de eucalipto no município.
Pessoas contrária a proposta teve presente com cartazes protestando a presença da Veracel que na sua apresentação através de seus representantes focou o eucalipto como solução e desenvolvimento sustentável.
Foi apresentado um painel onde a empresa tem responsabilidade ambiental, gera renda ao município, o cuidado com as comunidades tradicionais e agricultores familiares. No aparato tecnológico apresentado há uma imensidão de projetos voltados para as pequenas comunidades e produção de alimentos.

Só lembrando que a Veracel, há tempo vem tentando expandi os sesu empreendimentos de eucalipto nessa região onde seu projeto ambicioso prevê uma boa parte das terras nas cidades de Itapetinga, Macarani, Maiquinique, Itarantim e Potiraguá.
Em 2012 movimentos organizados juntamente com o Centro de Estudos e Ações Sociais (Ceas) em Itarantim elaboraram uma lei de iniciativa popular para regulamentar o plantio do eucalipto e arvores exóticas no seu território, que pelo o projeto da empresa previa uma quantidade grande de terras de mata e nascentes.

Ontem na audiência, na fala dos presentes, ficou claro a insatisfação que não querem a expansão do eucalipto. A professora Mara Palmeira, na sua fala citou um progresso falso que a Veracel apresenta, segundo ela a empresa esconde algo podre como a violência, prostituição e o empobrecimento das pessoas causando a expulsão de seus territórios. Ainda segundo a professora, o eucalipto não trará progresso algum a cidade, ela cita as cidades onde tem plantação em larga escala como as cidades do extremo-sul baiano.

Vereadores contrário ao projeto se manifestaram duramente, alegando que a população de Potiraguá não quer eucalipto em suas terras. Dois vereadores se colocaram a favor da empresa, eles alegaram a degradação da monocultura do gado na região, que hoje, não gera mais renda e nem emprego.
Para eles (contrariando dados) a vinda do eucalipto vai gerar renda ao município, empregos e seria uma nova via para sanar a crise do Boi e uma nova economia.

O que notamos é que existe um grande interesse do presidente da Câmara de Potiraguá e o prefeito da cidade em instalar a empresa, mesmo tendo, lá, a presença da população protestando contra a vinda da empresa.
Pelo o que já conhecemos da Veracel, irá ampliar seu ataque sedutor aos vereadores para aprovar a emenda, o que resta é a população ficar atenta e acompanhar a votação que tudo indica que irá acontecer na semana que vem.
Acompanhem vídeos...
    








Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.