A CULTURA E A MORTE ANUNCIADA DO SÃO JOÃO DE ITARANTIM.


Por Joabes Rodrigues.

Num vídeo gravado numa abertura oficial para mostrar a grade de programação do são joão de Itarantim, o vice prefeito na sua fala disse que, a festa vem como uma forma de resgatar a cultura local que estava perdida há muito tempo.

De fato temos que concordar com o vice prefeito, que há muito tempo deixaram-se perder a cultura local nos aspectos que se referem ao período junino. O tema da festa deste ano será ARRAIÁ DO POVO NA TERRA DA CACHAÇA. Muito bonito o tema, que se refere há algo bem peculiar nosso, a cachaça, cachaça que é uma forma cultural dentro de nosso município, que os pequenos produtores artesanais há tempo vem lutando para dar autonomia e identidade a seus produtos. Ainda não conseguiram.

O vice prefeito poderia usar este discurso e se atentar a algumas coisas, que além da festa para a população, poderia está vendo também como manter a economia estável deste publico. Poderia pensar algo que abrangesse não apenas o que se refere a festa como animação do corpo, mas algo cultural de geração de renda e formação. 
Sabemos como funciona quando se faz pensando apenas no contexto politico de agariar e alienar.

Triste deve ter ficado os alambiqueiros artesanais de nossa cidade quando viu este tema, usar o que a cidade tem de mais conhecido para mostrar para fora que estar tudo bem e que eles estão sendo acompanhado pelo o poder publico, isso nunca aconteceu e não vemos nenhum sinal que ira acontecer.

É uma casa que esconde por traz da sua desorganização, que se camufla, me parece que se camuflar é uma prática deste governo que repete erros de governos passados.

Um segundo ponto, quando falamos de resgatar cultura, festa junina, logo nos vem algo referente ao são joão. Fato. Mas o que vemos nas atrações pensada pela secretaria de cultura é uma desconstrução da cultura do são joão. 

Ora, de forma nenhuma estou aqui dizendo que as atrações são ruins, não. Só não concordo que seja adequada para o período, isso a população já viu.

Se formos olhar na nossa região as cidades que irão fazer festa, por mais simples que sejam, mas, acredito eu, que, não deixaram de fora a cultural do são joão o verdadeiro forró pé de serra e mais.

Em fim, aqui em Itarantim, como bem disse o vice prefeito, iremos resgatar a cultura do são joão. Com Psirico, Sinho Ferrari e o forró de plastificado de Marlus Viana.


Estamos é mortos camaradas! 

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.