DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.



Hoje é o dia nacional da consciência negra, um dia marcado por aqueles e aquelas que de alguma forma quer que essa data seja reconhecida não como um tempo apenas festivo, mas sim um dia de luta de dar um basta ao preconceito e sanar uma divida histórica que este país tem com os povos negros.
 

Este dia foi criado e celebrado para relembrar a historia de nossos lutadores e lutadoras. Em 2003 por meio da efeméride incluída no calendário escolar e posteriormente por meio da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. É uma grande pena o Brasil ainda não reconhecer essa divida que é histórica e não celebrar esse dia em todos os estados. 
 
Que possamos ir além de uma mera discussão ou até mesmo de se apossar de uma cultura própria de um povo a caracterizando como forma de apenas envernizar uma luta que foi e ainda é dos povos negros que vive nas suas comunidade periféricas.
São essas populações que ainda sofrem todo tipo de desprezos, abandonos e a maioria morre pela violência que é institucionalizada pelos os vários meios. Também é uma pena o Brasil não se reconhecer que, tem uma maioria, soberanamente negra.

A nossa Bahia mais 70% da sua população é negra, aliás a Bahia ainda mostra resistência, aqui apesar de, entre os 417 municípios, poucos ainda celebrar essa data, mas foi aqui que surgiu grandes lutadores como o poeta Castro Alves, o poeta dos escravos, que cantou na poesia suas lutas e pediu a liberdade.
Aqui também mais especificamente no recôncavo baiano nasceu o samba de roda, o coco de umbigada ou coco de roda, culturas típicas de um povo que graças à muitas pessoas ainda se preserva essas raízes. 


É a Bahia também que ainda preserva seus terreiros, as grandes diversidades das religiões de matrizes africanas que deu de alguma forma uma grande contribuição na formação de nossa gente, mas é uma pena vermos essas tradições sendo destroçada pela ignorância humana por não reconhecer sua própria historia e nem seu contexto.
Que neste dia possamos celebrar a memória de Dandara, Zumbi, Ganga, que possamos celebrar a memória de muitos lutadores e lutadoras que deram a vida por essa causa, como agora, o caso mais recente a Marielle Franco. Todos eles vivem! Hoje é dia de celebrar suas lutas.

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.