MAIOR ESCÂNDALO DA IGREJA CATÓLICA ENVOLVE 300 PADRES E MAIS DE MIL CRIANÇAS


Mais de mil crianças foram abusadas por 300 padres no que já é considerado o maior escândalo da Igreja Católica nos EUA. Em um dos casos mais chocantes, um padre estuprou uma menina de sete anos em um hospital após a criança ser operada. Papa Francisco se pronuncia.

Uma ampla investigação nos Estados Unidos encontrou evidências contra ao menos 300 padres abusadores e identificou mais de mil menores de idade vítimas, durante décadas, de abusos sexuais encobertos pela Igreja Católica na Pensilvânia.
“Acreditamos que o número real (de menores abusados, inclusive aqueles cujos dossiês se perderam ou que nunca denunciaram por medo) está nos milhares”, destaca o relatório de 1.400 páginas sobre o abuso sexual de menores em todas as dioceses do estado de Pensilvânia, exceto duas.
A maioria das vítimas era de meninos, mas havia meninas, e muitos estavam na pré-puberdade, segundo o informe, que revela o uso de álcool e pornografia. Alguns foram tocados e até violentados.
Esta é considerada uma das investigações mais exaustivas sobre abuso sexual na Igreja católica americana e, segundo a imprensa local, contém nomes e detalhes nunca antes revelados.
“Alguns foram forçados a masturbar seus agressores ou foram tocados por eles, e outros foram violentados”, mas em todos os casos há autoridades eclesiásticas “que preferiram proteger os abusadores e a instituição acima de tudo”, revela o relatório de um Grande Juri que analisou a investigação.
Em um dos casos mais chocantes, um padre estuprou uma menina de sete anos em um hospital após a criança ser operada para retirar as amígdalas. Em outro ataque, um menino foi dopado com um suco e acordou no dia seguinte com o ânus sangrando, sem lembrar do que ocorreu.
Justiça
“Para muitas vítimas, o relatório do Grande Juri fez justiça” ao revelar os culpados, declarou aos jornalistas o procurador-geral da Pensilvânia, Josh Shapiro.
Shapiro destacou que a investigação, que durou 18 meses, revelou um “acobertamento sistemático” dos abusos por parte de funcionários eclesiásticos na Pensilvânia e no Vaticano.
“A partir do acobertamento, quase cada instância de abuso que encontramos é antiga demais para apresentar acusações”.
O relatório cita dois padres que em razão da investigação foram denunciados: um por ejacular na boca de uma menina de sete anos e outro por agredir sexualmente dois meninos durante anos, até 2010.
O documento destaca que poderão ocorrer mais denúncias no futuro: “não estamos satisfeitos com as poucas denúncias que vamos apresentar, que representam apenas um pequeno percentual de todos os abusadores de menores que vimos”.
“Estamos doentes com todos estes crimes que não serão punidos ou indenizados (por prescrição). Este relatório é nosso único recurso. Tanto os agressores sexuais como os que os encobriram serão apontados por seus nomes e pelo que fizeram.
O Grande Juri proporá várias medidas, como reformar a lei para estender o prazo de prescrição dos crimes sexuais contra menores, dar mais tempo às vítimas para apresentar processos civis e endurecer a legislação sobre o encobrimento.
“Os padres estavam violentando meninos e meninas, e os homens de Deus que eram responsáveis por eles não fizeram nada além de acobertar tudo, durante décadas”, destaca o relatório.
Entre 5.700 e 10.000 padres católicos já foram apontados por assédio sexual nos Estados Unidos, mas apenas cerca de 200 acabaram julgados e condenados por seus crimes, segundo a ONG Bishop Accountability.
Desde a explosão do escândalo por denúncias de pedofilia, a Igreja Católica americana já gastou mais de 3 bilhões de dólares em acordos com as vítimas, segundo a mesma ONG.
Bishop Accountability identificou acordos com 5.679 supostas vítimas, do total de 15.235 denúncias que os bispos afirmam ter recebido até 2009.
Uma estimativa sugere que só nos EUA há 100 mil vítimas sexuais de padres.
Papa Francisco
O Papa Francisco condenou em uma carta divulgada nesta segunda-feira (20) “as atrocidades” cometidas por padres na Pensilvânia, nos Estados Unidos, contra mais de 1.000 crianças.
“Nos últimos dias foi publicado um relatório que detalha a experiência de pelo menos mil pessoas que foram vítimas de abusos sexuais, de abusos de poder e de consciência, cometidos por padres durante quase 70 anos”, escreve o pontífice na carta dirigida ao “Povo de Deus”.
“Embora possamos dizer que a maioria dos casos pertence ao passado, podemos constatar que as feridas infligidas não desaparecerão nunca, o que nos obriga a condenar com força estas atrocidades”, afirma o Papa Francisco.
O Vaticano já havia expressado “vergonha e dor” após a revelação dos casos de abusos sexuais na Pensilvânia. Mas, nesta segunda, o Papa Francisco foi mais longe e usou palavras mais duras para comentar o caso.
“Levando em consideração o passado, o que se pode fazer para pedir perdão e reparar o dano causado nunca será suficiente. Levando em consideração o futuro, não se deve descuidar de nada para promover uma cultura que não apenas garanta que tais situações não se reproduzam, mas para que não não encontrem o terreno propício para ocultar-se e perpetuar-se”, disse o pontífice.
O Papa também fez um apelo à comunidade católica por uma mobilização para “denunciar tudo aquilo que coloca em perigo a integridade de qualquer pessoa”.
Fonte: Pragmatismo Político.

CANDIDATOS À DEPUTADO NA REGIÃO FAZ LANÇAMENTO OFICIAL AINDA ESSA SEMANA.

Candidatos que serão votados em Itarantim por seus apoiadores terão oficialmente o lançamento oficial de suas candidaturas ainda essa semana. O candidato Marcelo Melo, que é apoiado por Eduardo Almeida (Du), Luciano (Vei), Claudio da Padaria, o ex-vereador Peuia e os vereadores Gilmar Garrancho e Celita Carvalho, que concorre a uma cadeira federal, terá o lançamento nessa sexta feira (24) em Vitoria da Conquista.
Pelas redes sociais e de forma oficial a ex-secretária de assistência social, Michelet Martins, fechou apoio com o deputado Jorge Sola (foto). Na semana passada tinha sido a vez do ex-candidato à prefeito, Fabio Gusmão, apresentar seu candidato, o deputado Rosemberg Pinto.

CONHEÇA O CAMINHO DO REGISTRO DE CANDIDATURA DE LULA E HADDAD ATÉ AS URNAS


LULA TEM 37,3% E BOLSONARO, 18,8%, DIZ PESQUISA CNT/MDA.


Pesquisa feita pelo instituto MDA e encomendada pela CNT (Confederação Nacional de Transportes) divulgada nesta segunda-feira (20) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar na disputa presidencial, com 37,3% das intenções de voto. Esse é primeiro levantamento feito pelo instituto desde o início oficial da campanha eleitoral de 2018.

O deputado federal e candidato do PSL ao Palácio do Planalto Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 18,8%. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre a última quarta-feira (15) e este sábado (18), em 137 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa não testou cenários sem Lula, que está preso desde o dia 7 de abril, inelegível pela Leia da Ficha Limpa e tem sua candidatura questionada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Resolução do TSE estabelece que "os nomes de todos os candidatos cujo registro tenha sido requerido" deverão constar da lista apresentada aos entrevistados durante a realização das pesquisas.

Foram testados na pesquisa os 13 candidatos que pediram registro ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por ser a primeira vez em que o cenário traz apenas os 13 candidatos ao Planalto, não é possível comparar os índices desta pesquisa com os dados anteriores divulgados pelo MDA. Veja o resultado:

Intenção de voto estimulada para presidente:

Lula (PT) - 37,3%
Jair Bolsonaro (PSL) – 18,8%
Marina Silva (Rede) – 5,6%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 4,9%
Ciro Gomes (PDT) – 4,1%
Alvaro Dias (Podemos) – 2,7%
Guilherme Boulos (PSOL) – 0,9%
João Amoêdo (Novo) – 0,8%
Henrique Meirelles (MDB) – 0,8%
Cabo Daciolo (Patriota) – 0,4%
Vera (PSTU) – 0,3%
João Goulart Filho (PPL) – 0,1%
José Maria Eymael (DC) – 0%
Branco/Nulo – 14,3%
Indeciso – 8,8%

Considerando apenas o universo de eleitores que inicialmente declararam voto no petista (37,3%), o ex-prefeito Fernando Haddad, vice na chapa de Lula, ficou em primeiro lugar, com 17,3% das intenções de voto, seguido de Marina Silva e Ciro Gomes, com 11,9% e 9,6%, respectivamente. Somados, votos brancos e nulos e índice de indecisos representam 47,9% do total. 

GRUPO DO EX-CANDIDATO A PREFEITO (DU) MOSTRA FORÇA POLÍTICA NA RECEPÇÃO DO DEPUTADO.


Eduardo Almeida (Du) e lideranças como Claudio da Padaria, o ex-vereador Peuia, Luciano da Luconte (Vei), os/as vereadores/as, Dudu dos Tutas, Celita Carvalho e Pedro Paulo, junto com a comunidade recepcionaram na manha de domingo (19) o deputado estadual Augusto Castro (PSDB). 
Bem recepcionado, o deputado, junto com lideranças foi até a fazenda do vereador Pedro Paulo, onde lá pode agradecer pela acolhida e enfatizou a unidade do grupo em torno de seu mandato para poder representar Itarantim dentro de um projeto. Depois a comitiva partiu para fazer um corpo-a-corpo no bairro Cajazeira, onde lá puderam ser recepcionado pelas lideranças daquele bairro. Finalizando, lideranças junto com o deputado foram até a comunidade de Lourival Maxixe, onde foram recepcionado pelas pessoas daquela localidade. Para Eduardo (Du) foi um momento bom, onde as pessoas puderam conhecer um pouco da pessoa simples de Augusto Castro que terá compromisso em representar de fato Itarantim. Segundo Claudio da Padaria, a população de Itarantim, precisa se sentir representada e esse pode ser o momento. 


Conheça um pouco quem é Augusto Castro

ATIVIDADE PROFISSIONAL Auxiliar administrativo - menor aprendiz na Secretaria Municipal da Saúde, 1983-1988, e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, 1989, Itabuna; prestador de serviços na Legião Brasileira de Assistência - LBA, 1990-1991 e na Associação dos Municípios da Região Cacaueira - AMURC, 1992-1994; assessor na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, 1993-1994, secretário parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 2002-2006; administrador da Advocacia e Consultoria Municipal - ADCOM, 2005-2010.

MANDATO ELETIVO Eleito deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, 2011-2015, reeleito para o período de 2015-2019.

ATIVIDADE PARTIDÁRIA Vice-presidente da Juventude do PRN, 1989; vice-líder do Bloco Parlamentar PSDB/PR, 2011-2013. Líder do Bloco Parlamentar PSDB/PRB/PSC, ALBA,2015-mar.2016; vice-líder do Bloco PSDB/PRB/PPS, 2017.

ATIVIDADE PARLAMENTAR Na Assembleia Legislativa da Bahia, PRESIDENTE DAS COMISSÕES: Especial Porto Sul (2013-2014); Vice-Presidente da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste Leste e do Porto Sul (2018); TITULAR DAS COMISSÕES: Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (2011, 2013-2014), Direitos Humanos e Segurança Pública (2017-2018), Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (2012-2015, 2015-), Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos (2018); das Subcomissões: Especial do Complexo Intermodal e Ferrovia de Interligação Oeste-Leste/Porto Sul (out.2011),Especial do Porto Sul (2011-2013), Especial de Desenvolvimento Urbano (2011), Extraordinária para Acompanhar a Privatização dos Cartórios (2012,2014), Saúde e Saneamento (2015-2016); SUPLENTE DAS COMISSÕES: Saúde e Saneamento (2011, 2017-2018), Especial da Ferrovia de Integração Oeste-leste (2011-maio 2012), Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (2015-2016), Direitos Humanos e Segurança Pública (2015-2016), Conselho de Ética e Decoro Parlamentar ( 2015-2017). Procurador Parlamentar, abr.2016-fev.2017.
























 




Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.