ITARANTIM: CASO DE CHICUNGUNHA AUMENTA ASSUSTADORAMENTE.











Foco de Chicungunha volta a infestar Itarantim. Depois do carro “Fumacê” que passou nos bairros onde o foco do mosquito foi mais detectado, durante um espaço de tempo tinha dado uma parada no numero de pessoas dando entrada no hospital. No entanto durante este mês de junho este numero subiu assombrosamente segundo dados das farmácias pela quantidade da venda de medicamentos.

Basta ver o numero de gente que chega até o hospital regional de Itarantim e também nas farmácias, segundo os atendentes nos últimos 20 dias este numero dobrou em relação ao período do mês de maio e que está faltando estoque de medicamentos por conta de pedidos.
Eles ainda nos informaram que somente nesses dias, em uma semana, foram 30 unidades vendidas, em relação ao mês passado que eram 05 unidades vendidas.

O foco do mosquito na cidade, tudo indica, que a causa mais provável é por conta da crise hídrica, as pessoas fez um grande estoque de água sem os devidos cuidados, outra questão que também pode ser, são a quantidade de terrenos baldios nas áreas periféricas da cidade, com muitas vasilhas com água parada.

Deve haver uma mobilização em conjunto, secretaria de saúde, de educação, de assistência social, organizações, todas as Igrejas. A secretaria de saúde poderia pensar num material de distribuição junto às organizações para orientar as pessoas como prevenir, ainda orientar e fazer toda prevenção é a melhor solução. 

Só lembrando que febre chikungunya, chamada em português de febre chicungunha*, é uma doença provocada por um vírus, que apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, tais como febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo.

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.