“COISAS DE PRETO!”

Foto: Joabes. comunidade quilombola de Água Doce, Anagé/Ba.
Por: Weslei Pinha.
Lutar de forma pacifica pelo direito de igualdade racial nos Estados Unidos e receber o Nobel da Paz em 1964 é coisa de preto! MARTIN LUTHER KING JR.
Ser símbolo da luta contra o Apartheid, se tornar o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994 e ganhar o Nobel da Paz em 1993 é coisa de preto! NELSON MANDELA
Ganhar quatro medalhas de ouro nas provas de atletismo nas olimpíadas de Berlim em 1936 e protestar contra o regime nazista de Adolf Hitler é coisa de preto! JESSE OWENS
Ser um dos maiores escritores brasileiros sem cursa uma universidade, fundar e presidir a Academia Brasileira de Letras é coisa de preto! MACHADO DE ASSIS
Lutar ao lado do esposo Zumbi pela liberdade do povo negro no Período Colonial, conquistar espaço de liderança nas lutas palmarinas e morrer durante uma batalha para defender o Quilombo dos Macacos é coisa de preta! DANDARA DOS PALMARES
Se recusar a ceder seu lugar no ônibus para um branco 1955 no auge da segregação racial nos Estados Unidos e ser presa por esse ato que posteriormente deu origem a luta antissegregacionista americana é coisa de preta! ROSE PARKS
Ganhar três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), ser o maior artilheiro de todos os tempos com 1281 gols, ser considerado o maior jogador da história e ser eleito por jornalistas do mundo todo Atleta do Século (1981) é coisa de preto! PELÉ
Tirar o país da sua maior crise desde a Grande Depressão (1929), ampliar o acesso aos cidadãos aos serviços de saúde beneficiando hoje mais de 20 milhões de pessoas, ser o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos e ganhar o Prêmio Nobel da Paz em 2009 é coisa de preto! BARACK OBAMA
É William Waack tem muita coisa que realmente são coisas de preto!

Weslei Pinha é Pastor da Primeira Igreja Batista de Itarantim.

20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Dia da Consciência Negra. E, como sempre desde que a comemoração foi instituída no calendário oficial brasileiro, surgirão questionamentos como: por que comemorar a consciência negra, e não a branca ou a humana?
Comemoramos a consciência negra porque os negros foram oprimidos por mais de 300 anos nesse país e ainda hoje somos a população que mais sofre em todos os sentidos.
Somos 76% dos mais pobres, ou seja, três em cada quatro pessoas que estão no grupo dos 10% mais pobres são negras.
Somos a população com renda média 2,5 vezes menor que a população branca. Somos mais de 60% da população penitenciária do país.
Nossos jovens são 77% dos jovens assassinados todo ano, o que significa que um jovem negro é morto a cada 23 minutos.

Então, enquanto formos os cidadãos mais afetados pelas desigualdades do Brasil, precisaremos de um dia para lembrar que a escravidão acabou há mais de 100 anos e já está mais do que na hora de sermos totalmente integrados à sociedade brasileira.

A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou para a libertação do seu povo e contra o sistema escravista.

Importância da Data e Temas

A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, cultura afro-brasileira, dentre outros.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

Durante o governo Lula, a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, informou sobre a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar.
Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra:
“Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”
No entanto, foi somente no governo de Dilma Rousseff e através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, que essa data foi oficializada.
Nesse documento foi criado o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, sem obrigatoriedade de que ele fosse feriado.
O Dia da Consciência Negra é Feriado?
Em mais de mil cidades no Brasil a data é feriado. Esse acordo foi estabelecido por algumas leis municipais e decretos estaduais, no caso de Estados inteiros.

O Dia da Consciência Negra é Feriado?

Em mais de mil cidades no Brasil a data é feriado. Esse acordo foi estabelecido por algumas leis municipais e decretos estaduais, no caso de Estados inteiros.
Alguns Estados em que todas as cidades é feriado são: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Popularmente chamado de Zumbi dos Palmares, ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período colonial.
Filho de escravos e nascido nesse quilombo, atual Alagoas, o Zumbi lutou para a libertação dos negros até sua morte.
Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça e seus restos mortais foram expostos em praça pública.





Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.