A FALIDA REPRESENTATIVIDADE DOS PARTIDOS (Eis que ressurge o que estava agonizando)



Por Joabes Rodrigues.

O PT é o partido preferido de 18% da população. PMDB e PSDB têm, cada um, outros 5%. PSOL, PDT e PV pontuam com 1% cada. Correspondem a 59% os que não preferem partido nenhum. Provavelmente a maioria rejeita a todos. Quem disse foi o DataFolha. Isso não é surpreendente, mas é chocante. O país tem 35 partidos registrados e um sem número de legendas buscando se regularizar. Grande parte delas têm mudado de nome para se apresentarem como a "nova política". O sistema político e partidário no Brasil é extremamente problemático. Ele, por si só, gera a chamada despolitização. E a despolitização é o terreno fértil para autoritários, para os abusos e para golpes.
A centro-esquerda recuperou um pouco de popularidade com os simpatizantes do único partido que conseguiu se organizar de forma massiva e possui bases mais sólidas. É até surpreendente a resiliência do PT, que foi decretado como morto ano passado. Porém, assusta que a direita não tenha ocupado o outro nicho. Claro que PMDB e PSDB representam esse espectro, mas juntos têm 10%. O PSDB, que poderia ser essa força antagônica, e até tem conseguido eleitoralmente, não goza de um prestígio ideológico. Eleitoralmente, patina nas pesquisas, embora seja cedo demais para prever algo. O PMDB se esforça em mostrar o que realmente se tornou: um celeiro de oligarcas e políticos profissionais ao melhor estilo Underwood. É baluarte do mercado.
Os partidos representam pouca gente. E a rejeição à eles fortalece o que chamamos de extrema direita. Isso é perigoso. Um sistema político minimamente sólido possui duas ou três forças que se equilibram. Uma esquerda, uma direita e um centro. O Brasil possui uma direita declarada com discurso moral hipócrita, uma direita extrema absolutamente despolitizada e uma esquerda que, sem saber se reiventar, sucumbe ao "Lulismo". Sim! Lula parece ser maior que o PT. Haja vista que ele tem 30% nas pesquisas. Quando o candidato é outro petista (Haddad), a votação não passa dos 3%. Onde ficaram os 18% de petistas? Ou seriam apenas Lulistas?
Eu acredito em política com partidos. Por isso acho esse cenário muito ruim. Precisamos discuti-lo.

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.