MACACOS E HUMANOS TERIAM SIDO USADOS EM TESTES COM DIESEL POR MONTADORAS ALEMÃS.

Diversas montadoras alemãs, incluindo Volkswagen, Daimler e BMW, estão sendo acusadas de usarem macacos e humanos em testes com diesel. "Esses testes com animais e também com as pessoas não encontram nenhuma justificativa no plano ético. A indignação de tantas pessoas é absolutamente compreensível"

Diversas montadoras alemãs, incluindo VolkswagenDaimler e BMW, foram acusadas pela mídia do país de usarem macacos e humanos em testes para verificar os efeitos do uso do diesel.
De acordo com a mídia alemã, esses testes foram realizados em 2014, em território norte-americano, e queriam verificar quais seriam os resultados físicos da inalação da fumaça e dos óxidos de nitrogênio (NOx). Dezenas de macacos foram utilizados e cerca de 25 humanos participaram dos testes, de acordo com o jornal Süddeutsche.
Nesta segunda-feira (29/01), Steffen Seibert, o porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que a líder do governo condenou a prática e pediu uma investigação sobre o tema.

Esses testes com animais e também com as pessoas não encontram nenhuma justificativa no plano ético. A indignação de tantas pessoas é absolutamente compreensível“, disse Seibert informando aos jornalistas que ela pediu “esclarecimentos” sobre a denúncia.

As indústrias de automóveis deveriam limitar as emissões e não provar uma suposta inocuidade“, acrescentou.
O mesmo tom foi adotado pelo presidente da Baixa Saxônia, Stephan Weil, que tem na região uma das maiores plantas industriais da Volks. Ele afirmou que as denúncias são “absurdas e nauseantes” e que devem ser esclarecidas “plenamente” pela empresa.

Se os testes não foram feitos para proteger os funcionários nas fábricas, mas apenas por marketing e por vendas, não encontro nenhuma justificativa aceitável para procedimentos do tipo“, destacou ainda Weil.
Outro lado
As empresas citadas nos testes já se manifestaram através da mídia sobre o caso. A Volks informou, por meio de seu presidente do Conselho Fiscal, Hans Dieter Pötsch, que “toma claramente distância de qualquer forma de maus-tratos aos animais“.
Farei todo o possível para que haja uma investigação completa sobre o procedimento. E quem tiver responsabilidade, responderá por isso“, destacou Pötsch.
Já a Daimler, que é quem produz os carros da Mercedes-Benz, informou ao Süddeutsch Zeitung, que “toma expressamente distância das pesquisas da EUGT“, o organismo europeu de saúde no setor de transporte, que faz estudos com o apoio das montadoras.
Lamentamos esse tipo de exame conduzido. E condenamos asperamente esses testes“, informou ainda a empresa, que confirmou que fará uma investigação interna.
A BMW também tomou distância do caso em uma entrevista ao jornal Bild.

Fonte: Pragmatismo Politico.


Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.