DIREITO A UMA CIDADE MELHOR É DIREITO DE TODOS/AS


Por Joabes Rodrigues.

Este foi um ano muito complicado para o povo Brasileiro. Mais complicado ainda para quem vive nos municípios com menos de 20 mil habitantes, nessas cidades a falta de politicas publicas é clara, visível no que tange alguns setores e falta de visão política/social.

Isso fere diretamente as pessoas que vivem sem nenhuma condição, seja, de locomoção, ruas sem nenhuma condição de transitar, quando vem a chuva deixa num estado de decadência e calamidade, ou, seja pela falta de estruturas planejadas de novos bairros que se abrem sem nenhum comprometimento. Não ha consulta junto a comunidade. O povo é sempre o ultimo a saber.

A Semana da Cidadania deste ano, trás como tema DEMOCRACIA E O DIREITO A CIDADE,  quando nós vamos fazer essa discussão, nos deparamos com um monte de irregularidade dentro dos nossos municípios, são negações, que tira de cada cidadão o direito a ter uma cidade onde possam transitar, com isso acaba tirando o nosso direito a cidade.

O tema é pertinente, vale ressaltar que existe uma lei de saneamento básico, onde municípios que não se atentarem podem ser penalizados. O direito a cidade para a população mais carente das áreas periféricas fica  apenas no papel, sem nunca sair de lá. Basta ver a situação das ruas de Itarantim nos bairros mais recanteados.

Sem se falar que, a cidade alem de toda essa problemática nos bairros, enfrenta um problema da falta de luminosidade. Hoje Itarantim na maioria dos bairros se encontram as escuras, isso também é um problema de mobilidade urbana e direito a cidade.

É um problema histórico, os gestores de outrora não se importaram em zelar dessa parte, preferiram abrir bairros, ruas e deixar ao Deus-dará por conta do povo. Nisso a população com seus “jeitinhos” foram adentrando ruas, deixando o trafego de pessoas muito difícil, colocando passeios mais que seu pertence de direito.

Os gestores de Itarantim não terão essa visão de uma cidade que pertence a todos e que o direito a ela estar na nossa constituição. O que esperamos é que a população acorde para problemas que afetam diretamente a comunidade, as deixando reféns das politicas que não são aplicadas, dando espaços as mazelas e a corrupção.

Queremos uma cidade limpa, onde possamos transitar sem nenhum problema, ruas claras onde quem sai de um trabalho a meia noite não possa ter medo. Isso é direito, o povo pode, não é pedir e exigir...

Seria exigir muito?

Fotos do bairro Anedilha de Carvalho.


Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.