NESTA QUINTA-FEIRA (8), STF VOTA AÇÃO MOVIDA PELO DEM CONTRA COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Foto: Manifesto das comunidades em Brasilia.
Nesta quinta-feira (8) deve ser votada uma ação que questiona as regras de demarcação de terras quilombolas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), proposta que terá um enorme impacto na luta por direitos em nosso país.
A discussão começou há 13 anos, quando o partido Democratas (DEM) moveu uma ação contra as comunidades quilombolas, ao alegar que o Decreto Federal 4887/2003, assinado pelo ex-presidente Lula, que regulamentou o processo de titulação das terras dos remanescentes das comunidades de quilombos, era inconstitucional.
É a  4ª vez que  processo vai para a pauta de discussão do STF, na última a votação foi  interrompida  por pedido de vista do ministro Edson Fachin.
Depois da grande mobilização popular, em especial das comunidades Quilombolas de todo Brasil questionando a ação movida pelo DEM. O presidente do partido, senador José Agripino (RN), disse em entrevista à BB Brasil, que a ação – que pode travar por prazo indeterminado a regularização de 1.536 territórios Quilombolas – é um equívoco do passado”
“É uma matéria antiga, proposta num momento diferente. O pensamento do partido não é mais o mesmo. Não é um assunto pelo qual o Democratas vai disputar nem acompanhar”, afirmou.
Conheça as palavras ‘intraduzíveis’ que revelam emoções que você possivelmente nem sabe que sente. Como seria o mundo se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência. Ele disse, porém, que o DEM não tem mais como impedir que o julgamento prossiga.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade 3.239 – levada ao STF quando o DEM ainda se chamava PFL, em 2003 – questiona a validade de um decreto presidencial que define os critérios para a demarcação dessas áreas.
A fala do senador José Agripino não muda o contexto que o partido construiu e faz parte. Uma coisa é certa, se for aprovada pelo STF a inconstitucionalidade do Decreto Federal 4887/2003, será um enorme retrocesso para a luta das milhares de  comunidades quilombolas no Brasil.

Fonte, Bom Jesus Noticias.






Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.