A GRANDE FAMÍLIA: INQUÉRITO DA PF COLOCA MÃE DE GEDDEL E LÚCIO NO CENTRO DAS INVESTIGAÇÕES

Dona Marluce Quadros Vieira Lima. O nome não é desconhecido do meio político baiano. Matriarca da família Vieira Lima, o nome dela já aparecia, nas conversas de bastidores, como uma das próximas a ser lembrada nos inquéritos da Polícia Federal. Com o apartamento alvo de busca e apreensão no mesmo dia em que o filho Geddel foi preso pela segunda vez, era certo que Marluce seria citada pela PF. As expectativas se confirmaram nesta terça-feira (28).

O relatório da PF sobre o bunker com R$ 51 milhões, a maior apreensão em dinheiro vivo da história corporação, sugere que a matriarca tinha papel importante no esquema de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Era num closet no apartamento dela que parte do dinheiro vivo era armazenado e contabilizado. Coube ao ex-assessor para assuntos diversos da família, Job Brandão, detalhar como funcionava a lógica da “grande família” baiana.

Dona Marluce recebia parte dos salários devolvidos de Job e armazenava no closet. Veio dela, em conjunto com Geddel e Lúcio, a ordem para que documentos que poderiam comprometer a família fossem destruídos durante o período em que o ministro ficou em prisão domiciliar – entre julho, quando foi preso pela primeira vez, e setembro, quando as imagens das malas de dinheiro chocaram o país. Próxima dos 80 anos, a matriarca bradou, logo após a segunda prisão que o filho, Geddel, “não era bandido”.


Não foi isso que concluiu o inquérito da PF. E, segundo a própria corporação, a associação criminosa não ficou restrita ao ex-ministro. Dona Marluce, Geddel e Lúcio estão juntos, como uma grande família. Que inclui Job Brandão e Gustavo Ferraz como primos distantes. Este trecho integra o comentário desta quarta-feira (29) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Irecê Líder FM e Clube FM.

DATAFOLHA: LULA TEM 34% E BOLSONARO 17% DAS INTENÇÕES DE VOTO PARA PRESIDENTE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) despontam como favoritos a disputar o segundo turno da eleição para presidente em 2018. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2), Lula possui 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro registra 17%.

Os outros nomes listados não chegam aos dois dígitos. Marina Silva (Rede) registra 9% das intenções de voto. Já Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) chegaram a 6%. O Datafolha entrevistou 2.765 eleitores entre os dias 29 e 30 de novembro em 192 cidades.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O resultado coincide com o que já foi apresentado por uma pesquisa do Ibope divulgada no final de outubro, na qual Lula e Bolsonaro também aparecem à frente neste início de corrida pelo Palácio do Planalto.

O Datafolha também questionou a intenção de voto sem apresentar os nomes dos candidatos. Nesse caso, Lula surge com 17% das citações e Bolsonaro, com 11%. Os demais não passaram de 1%.
Fonte: Bahia Noticias.


CAMAMU: GRUPO ATACA 2 AGÊNCIAS, BLOQUEIA POLÍCIA E QUEIMA CARROS NA FUGA

A cidade de Camamu, no Baixo Sul baiano, viveu uma madrugada de terror neste sábado (2). Uma quadrilha, com cerca de 20 homens, invadiu a cidade e explodiu caixas eletrônicos de duas agências bancárias.
Na ação, que começou por volta das 2h30, eles bloquearam as saídas das unidades policiais e fecharam um trecho da BR-101. Os criminosos ainda incendiaram dois  veículos na ponte que liga Camamu e Ituberá.
Ao G1, o delegado José Raimundo Nery Pinto, titular da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), informou que o grupo atirou também para o alto com objetivo de intimidar uma reação policial.

As agências atingidas são do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Até o momento não há informação de quantia levada nem do paradeiro da quadrilha. 
Fonte: Bahia Noticias.

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.