400 MIL SEGUIDORES DE BOLSONARO NO TWITTER SÃO ROBÔS


Cerca de 33% dos perfis que seguem o candidato Jair Bolsonaro (PSL) são perfis falsos controlados por computadores


Cerca de 33% dos perfis que seguem o candidato Jair Bolsonaro (PSL) são perfis falsos controlados por computadores. É o que aponta um recente levantamento realizado pelo instituto InternetLab, cujo intuito foi analisar os seguidores dos presidenciáveis no Twitter e descobrir quantos deles são robôs.
Esses robôs (conhecidos como bots) são programados para compartilhar, interagir e fazer volume nos perfis de forma automatizada e podem vir a ser utilizados para influenciar as eleições de outubro deste ano. Ação semelhante aconteceu no pleito que elegeu Donald Trump nos EUA, em 2016.
Alvaro Dias, senador do Podemos, é o candidato com maior percentagem de seguidores robôs: 60% dos seus quase 410 mil seguidores são perfis falsos. Em seguida, aparece Geraldo Alckmin (PSDB), com 45,8% de perfis falsos dentre aqueles que o seguem.
Marina Silva (Rede), tem 36% de seguidores falsos; Jair Bolsonaro (PSL), 34%; Ciro Gomes (PDT), 32%; Lula (PT), 22%; João Amoedo (Novo) 21%. O candidato com menor percentagem de seguidores falsos é Guilherme Boulos (PSOL), com 14%.
Na média, 37,4% dos perfis que seguem os candidatos à presidência no Twitter são robôs. É comum que perfis falsos sigam políticos em razão da sua popularidade, pois os robôs são programados para que seu comportamento se pareça com o de usuários comuns.
Porém, números elevados de seguidores robôs podem indicar a compra de bots com o objetivo de inflar artificialmente a reputação do respectivo candidato nas redes sociais. A prática é vedada tanto pelo Twitter quanto pela lei. A legislação eleitoral também veda uso de ferramentas para impulsionar publicações que não aquelas oferecidas pelas próprias redes sociais.
O levantamento cita, ainda, dois outros estudos que apontam que o Brasil é um dos países com o maior uso de bots em redes sociais e que hospedamos a 8º maior população de bots do mundo.
Realizada entre os dia 4 e 28 de junho de 2018, a pesquisa foi feita com o uso de uma ferramenta desenvolvida pela Universidade de Indiana (EUA) chamada Botometer. Analisando padrões de postagens e horários em que as contas estão ativas, a ferramenta verifica o comportamento dos perfis na rede e mede o percentual de seguidores de cada candidato que são potencialmente bots.
 


PELA SUA PAGINA PESSOAL, MARCELO MELO COMEMORA O BOM ÍNDICE ALCANÇADO NO IDEB.


Ex secretário de educação de Vitória da Conquista, Marcelo Melo, comemora índice inédito alcançado na educação da cidade, Marcelo hoje é candidato a deputado federal pelo PHS. Ele através de sua pagina nas redes sociais agradeceu, dizendo que isso é esforço de um compromisso que ele tem com a educação.  

Segue:
“Quando assumi a Secretaria de Educação de Vitória da Conquista, estava comprometido com um propósito inabalável: melhorar o ensino público do nosso município. Hoje, vejo que a semente que plantamos já está dando bons frutos. Vitória da Conquista obteve um aumento de seis casas decimais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), passando de 4,1 (2015) para 4,7 (2017). O resultado do ano de 2017 é, portanto, o melhor Ideb da História de Vitória da Conquista! Estou muito feliz por ter auxiliado a educação municipal nessa caminhada constante. Tenho certeza que seguiremos avançando cada vez mais”! (Marcelo)

ME DISSERAM QUE TENHO DIAS DE VIDA. É MUITO SURREAL", DESABAFA APRESENTADORA


Apresentadora da BBC se despede publicamente ao anunciar que tem poucos dias de vida após luta contra câncer incurável. A mulher agora está em uma "corrida contra o tempo" para escrever memórias para o filho de três anos

Ao receber a notícia de que morreria em pouco tempo, a apresentadora de rádio da BBC Rachel Bland decidiu se despedir do público nas redes sociais.
A locutora de 40 anos foi diagnosticada com câncer de mama em novembro de 2016 e, menos de dois anos depois, foi informada de que não teria como curar a doença.
“Nas palavras do lendário Frank Sinatra, temo que o momento tenha chegado. E repentinamente”, tuitou Bland, na segunda.
“Me disseram que tenho dias (de vida). É muito surreal. Muito obrigada a todos pelo apoio que tenho recebido.”
Bland, que vive em Cheshire, no Reino Unido, soube em maio que seu câncer era incurável e que sua última esperança era participar de um estudo clínico, que poderia lhe abrir possibilidade para um tratamento alternativo.
Em agosto, contudo, um exame mostrou que a doença havia entrado em fase metastática — ou seja, havia se espalhado pelo corpo.
Bland é apresentadora do podcast You, me and Big C (Eu, você e o Grande C, em que “C” significa câncer), juntamente com Deborah James e Lauran Mahon.
James e Mahon também passaram por tratamento contra o câncer. O podcast falava sobre a temida doença, a partir da experiência pessoal das apresentadoras, com franqueza e muito bom humor.
Em um dos capítulos, Bland lembrou o momento em que a chamaram em maio para dizer que o câncer não tinha cura.
“Eu simplesmente não podia acreditar. Estava com amigas, e meu filho (Freddie, de dois anos) estava brincando ingenuamente. Eu só conseguia pensar, ‘meu pobre Freddie’. Mas ele estava ali, sem saber do que se passava, sorrindo”, contou.
Em um tuíte na segunda, Bland escreveu: “Debs e Lozz continuarão o podcast #youmebigc”.
“Au revoir (adeus, em francês), meus amigos”, acrescentou.

Despedidas
Bland também é autora do blog Big C. Little Me e apresentadora na BBC há mais de 15 anos.
Victoria Derbyshire, apresentadora de um programa na BBC que leva seu nome, também foi diagnosticada com câncer de mama em 2015.
“Coragem, graça, alegria, essa é você. Você é incrível”, disse ela a Bland pelo Twitter.
O ex-apresentador da BBC Radio 5 Live Richard Bacon afirmou na mesma rede social que Bland é “maravilhosa”.
“O seu podcast ajudou a mudar a forma como a gente fala de tudo isso”, escreveu.
Steph McGovern, do programa de televisão BBC Breakfast, disse a Bland que estava “muito comovido”.
“O podcast claramente tem ajudado muita gente, e o faz com muito estilo, humor e brilhantismo. Obrigado por tudo”, afirmou.
Corrida contra o tempo
A apresentadora disse ao jornal britânico The Sunday Telegraph em agosto que não tinha medo de morrer e que estava em uma “corrida contra o tempo” para escrever memórias para o filho.
Bland quer deixar ao menino “todas as histórias e conselhos que teria dado, mas que não poderá fazê-lo pessoalmente”.
Ela contou que escrever o livro a estava fazendo rir e chorar. O livro Para Freddie será, segundo a apresentadora, uma “carta de amor para meu lindo filho, que espero que possa eternizar o meu amor por ele”.
BBC News

TRE PROÍBE QUE CANDIDATOS UTILIZEM IMAGEM DE LULA EM PROPAGANDA ELEITORAL NA BAHIA


O grupo do governador Rui Costa (PT) foi proibido pela Justiça de utilizar a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a propaganda eleitoral na Bahia. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) julgou como procedente, nesta terça-feira (4), o pedido movido pela coligação “Por uma Bahia melhor” do candidato ao governo José Ronaldo (DEM). 

Além da imagem de Lula, os candidatos baianos também não poderão fazer qualquer menção na sua propaganda na televisão, em bloco, ao ex-presidente. A decisão se sustenta na indefinição da candidatura do petista pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (veja aqui). A Justiça ainda fixou multa diária de R$ 5 mil para cada dia de descumprimento da decisão. 

Atualmente, os candidatos a deputados da coligação petista, usam uma foto de Lula e do vice na chapa, Fernando Haddad, nas suas propagandas. “Estamos diante de uma propaganda proibida, que veda a exibição de quem não é candidato nos contornos da lei . Estando vedada a propaganda entendo ser na majoritária e proporcional”, explicou o advogado representante da coligação de José Ronaldo, Ademir Ismerim. 

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.