Dos quase 1,4 milhões de tweets disparados
durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda (30), mais de 850
mil criticavam Bolsonaro e apenas 400 mil eram positivos
Segundo estudo divulgado pelo especialista em redes
Fábio Malini, professor da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador
do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), de cada 10
tweets disparados durante o programa Roda Viva com o deputado federal Jair
Bolsonaro, 60% deles criticavam o parlamentar. Outros 30% eram elogiosos e 10%
eram neutros.
Durante o programa foram publicados 1.306.647
tweets e foram feitos 703.323 retweets, em interações geradas por 226.851
perfis, mostrando que a boa audiência do programa alimentou comentários na rede
social. Para Malini, “Bolsonaro atrai audiência da TV para a Internet e
vice-versa e gera ibope, como costuma dizer Bolsonaro”.
No entanto, o especialista da Universidade Federal
do Espírito Santo adiciona uma observação que reforça o viés negativo das
interações no Twitter sobre o programa: “a equipe de campanha de Bolsonaro
quase não explorou os vídeos do programa. Ou seja, pelo jeito, o desempenho do
capitão no Roda Viva não foi aquilo que se esperava”.
Isso desmonta um dos mitos sobre Bolsonaro: de que
ele é melhor avaliado na Internet, sem o filtro das mídias tradicionais. E
representa uma ameaça à sua estratégia eleitoral, fortemente baseada na
Internet, uma vez que o candidato do PSL conta com apenas 11 segundos no
horário eleitoral de 25 minutos.