O CORO DOS DESCONTENTES POR UMA "MAMATA".




Por Joabes Rodrigues.

Acho importante a participação e a "opinação" das pessoas na politica. As pessoas tem de alguma forma exercido este lado, cidadania se constrói com participação. Talvez seja pelo o simples fato das redes sociais ter dado voz as pessoas, ou talvez não, ou talvez não seja nenhuma das duas opções, seja outros interesses.

Itarantim nos últimos anos vem tendo boas mudanças quando se refere em uma participação popular e direta das pessoas na politica, seja para fazer suas criticas ou para elogiar, no entanto não deixa de ser politica. Isso também é mudança de mentalidade.

Cidades do porte de Itarantim tem algumas peculiaridades, onde vários cientista políticos se reúne numa tarde fresca, numa esquina qualquer para falar sobre a politica local, sai de tudo, ha os que defendem e os que condenam, os insatisfeitos. Geralmente os que defendem, como é muito comum, estão de alguma forma sendo beneficiado, (politica da troca) mesmo não estando, sempre tem auguem que vai dizer o contrario. Normalmente os que condenam, esses querem ver a miséria da cidade, o circo pegar fogo, geralmente não foram beneficiados da forma como queriam.

Olhamos a situação do governo de Paulo Construção, 05 meses e os descontentes jogam pedras, muitos descontentes de agora são os mesmo que, no governo anterior estavam lá, como muitos dizem por aqui, “na mamata”.

Itarantim passa por problemas sociais históricos, que, vem afunilar com este momento de crise do governo de Paulo Construção, acredito eu, que, um dos maiores problemas que estamos passando seja na formação do cidadão, de entender como se desenrola um processo politico, é evidente que todo processo de políticas sociais passa pelo o direito ao acesso dela, bem como ter uma rua boa, ter iluminação, ter segurança, ter de fato o direito de ir e vir.

E devemos de alguma forma ter participação direta nas discussões desses programas que é através dos conselhos populares do município ou acompanhando o poder legislativo que é o poder que representa o povo.

Cabe agora, se este governo tem essa preocupação de sensibilizar mecanismos para que os cidadãos Itarantinhenses tenham acesso. Coisa que ainda não vi, são algumas pautas que poderia ser provocada por algumas secretarias bem especificas do governo.


Mas, é preciso ter gente que tenha essa habilidade, não vejo nesse governo. Por fim, o governo de Paulo tome cuidado que, de cientistas políticos e descontentes com o bolo que não foi dividido, Itarantim “tá” cheio. E estão nas esquinas.

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.