A EVASÃO SOCIAL E A INCLUSÃO QUE OS CAMPINHOS DE FUTEBOL AINDA PROPORCIONAM.

É grande a evasão social ainda nas nossas cidades, quando se trata de esporte de inclusão, isso fica ainda mais carente. Por conta de vários fatores, uma delas as escolas, que não oferecem estruturas adequadas. 
Itarantim hoje tem uma quadra para uma população de 20 mil habitante, uma outra acabada no bairro Bob Kennedy e a principal fechada desde 2012.
Vemos nisso tudo e fica claro a cada dia a falta de perspectiva do jovem, uma grande ausência do poder publico que é o grande responsável para geri e para inserir políticas publicas de acesso ao esporte de qualidade com diversidade em espaços ociosos.
É grande o numero de jovens, homens e mulheres que se perdem dentro dessa estrutura por falta de oportunidade, com isso a tendência são outros caminhos, o da criminalidade e o mundo das drogas que são atraentes. 
Em Itarantim, basta vermos o caos social que enfrentamos por falta de espaços de lazer, cultura, e o reflexo é bem claro da realidade, um numero alarmante da violência e a morte precoce de muitos jovens. 
Os espaços que ainda temos são muito poucos e sem nenhuma estrutura, de forma clara em áreas periféricas da cidade como no bairro Anedilha de Carvalho, que ali tem um campinho (fotos) numa localidade do ex-jogador Paulo Almeida que cedeu o espaço para a pratica do esporte. Durante a semana os dias são divididos, homens, jogam segunda, quarta e sexta e as mulheres ficam com os outros dias. 
Mas é grande a ausência do poder publico que poderia pensar áreas esportivas na cidade e locais como esse, não basta ver apenas o projeto (isso já é importante) mas que se pense no espaço de inclusão social. 


'VOCÊ TEM FOME? PODE PEGAR': CASAL CRIA PRATELEIRA DE ALIMENTOS PARA PESSOAS CARENTES


As cenas eram comuns no supermercado Canaã, na Rua São Francisco, em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo-Oeste do estado. Clientes que faziam suas compras com dinheiro contado ou que sequer tinham dinheiro. Outros que deixavam de levar alguma mercadoria, mesmo que precisassem, porque não cabia mais no orçamento. Do outro lado do balcão, o mercado que, quando não vendia todos os produtos, precisava se desfazer deles – mesmo que ainda estivessem bons para consumo. 
No meio de tudo isso, estava o casal de proprietários do estabelecimento, os empresários Alisson, 37 anos, e Érica Magalhães, 34. “Nós somos evangélicos e a gente tem um princípio de que você só consegue desfazer o mal com o bem”, conta Alisson, explicando de onde veio a inspiração para uma atitude que chamou atenção de moradores da cidade e de muita gente nas redes sociais.  
O casal criou uma prateleira de doações. Na prateleira, reabastecida diariamente – e, na verdade, mais de uma vez por dia –, ficam produtos para pessoas carentes e necessitados. Alimentos para quem tem fome.

Ao lado da prateleira, fica uma placa com os dizeres: “Você está com fome? Pode pegar! Mas pegue o necessário para você, pois tem mais pessoas com fome”. 

A atitude gerou comentários. Nos últimos dias, um cliente admirado tirou uma foto da prateleira e enviou para a esposa. Ela, por sua vez, ficou tão comovida que postou nas redes sociais, de forma espontânea. Alisson e Érica ficaram surpresos diante da repercussão a uma atitude que tinham desde a fundação do estabelecimento. 
“Nosso propósito sempre foi ajudar as pessoas, para que elas chegassem e nunca saíssem de mãos vazias. A gente sempre separava algo para doar, algo que tivesse qualidade, para essas pessoas”, explica o empresário.
O hábito começou há três anos, quando foi aberto o primeiro dos dois mercados do casal, no bairro do Jardim das Acácias. Como o outro era mais ‘sacolão’, frutas, legumes e verduras eram os mais comuns, até mesmo para evitar que os produtos ainda bons fossem para o lixo. 
Já em novembro do ano passado, abriram o outro mercado - o da Rua São Francisco. Só que eles notavam que muita gente tinha dificuldade em perguntar sobre as doações. Tinham vergonha de entrar, de pedir. Então, há dois meses, tiveram a ideia de colocar a placa na prateleira.

“Pensamos em deixar lá porque as pessoas não precisariam pedir, perguntar. Elas só vão ler, pegar e levar”, diz Alisson. 


Fonte: Correios.


PESQUISADORA EXPLICA A ASCENSÃO REPENTINA DE BOLSONARO



De um político caricato, considerado piada e de trajetória insignificante, deputado surge como nome forte na disputa pelo cargo mais alto da nação. Pesquisadora da Unifesp explica a mistura que desaguou em Bolsonaro.


O crescimento da extrema-direita antissistema e anti-globalização é um movimento global que já se materializou na vitória de Donald Trump, nos Estados Unidos, na campanha do Brexit, que culminou com a saída do Reino Unido da União Europeia, ou ainda no crescimento de partidos que impunham a bandeira de combate à imigração em países como FrançaAlemanha e Itália, além de triunfos em outras partes do continente.
No Brasil, parte da população que se identifica com tais anseios autoritários acredita que a sociedade atual vive numa “bagunça generalizada” na qual imperam a insegurança e a corrupção, e se alinham à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). Hoje, ele é o segundo colocado na preferência do eleitor, atrás apenas da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
É, portanto, um fenômeno social que não pode mais ser ignorado, e merece ser entendido e estudado. Essa é a constatação da professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Esther Solano, que têm realizado pesquisas de campo sobre os movimentos políticos de direita que passaram a disputar as ruas e as redes sociais brasileiras nos últimos anos.
Ela diz que esses movimentos de extrema-direita, no Brasil e no mundo, são tratados como “caricaturas“, que revelam a dificuldade que o campo progressista, e até mesmo intelectuais, têm para se aproximar desse fenômeno. Trump e Brexit não eram considerados como opções críveis, até de fato ocorrerem.
Para entender o crescimento da “bolsonarização” da política e do avanço dos extremismos no Brasil, ela organizou uma série de “entrevistas em profundidade” com simpatizantes do candidato, que já insinuou estupro a uma deputada e ofendeu negros e homossexuais.
Ordem e antipolítica
Dentre os entrevistados, de perfis socioeconômicos bastante heterogêneos, “a questão número um é que as pessoas dizem votar no Bolsonaro porque querem ordem“, aponta a professora, que apresentou os resultados da pesquisa Crise da democracia e extremismos de direita nesta terça-feira (3), em São Paulo.
Segundo ela, a ideia de “ordem” almejada por essa parcela do eleitorado não é apenas a da militarização e do combate à violência, mas uma “ordem existencial“, de pessoas que não entendem plenamente as transformações tecnológicas, econômicas e sociais ocorridas nos últimos anos, e se ressentem de um lugar social anterior, e que foi perdido.
O fortalecimento do discurso de inclusão social e maior organização de grupos que lutam por direitos, como os movimentos negro, feminista e LGBT nas últimas décadas, causaram uma “reorganização no campo cultural e na esfera pública“, que faz com que uma pessoa conservadora de direita se sinta perdida. “A pessoa não consegue enxergar esse mundo novo, não sabe muito bem o que fazer, e quer a volta de uma ordem existencial na qual ela se sentia muito mais à vontade“, ressalta a professora.
O radicalismo de direita ganha, portanto, ares de “reação virulenta“. Esther diz que esse discurso autoritário também cresce na esteira de “vácuos” deixados pelo campo progressista nos temas relativos ao combate à violência e à corrupção. “Refiro-me fundamentalmente a questões como segurança pública, tradicionalmente deixada de lado pela esquerda brasileira, e a corrupção, que também se deixou monopolizar por uma direita moralista, hiper punitiva e populista. A extrema-direita se fortalece exatamente nesses vácuos políticos que a esquerda não soube ou não quis administrar politicamente“, anota Esther.
Além da reação em favor da ordem, da autoridade e do reforço das hierarquias sociais, outro componente importante é a crise de representação e o crescimento da antipolítica. Nesse quesito, Esther diz que a Operação Lava Jato teve fundamental contribuição, por se basear na “espetacularização midiática” e no “Direito Penal do Inimigo“. “A ideia que o corrupto é inimigo, e contra o inimigo não tem Direito, mas basicamente perseguição. A Lava Jato é uma operação absolutamente teatralizada. Tudo isso tem como consequência o aumento do sentimento antipolítico.”
Ela diz que os movimentos que saíram às ruas para defender o golpe do impeachment também migraram, gradualmente, de uma posição antipetista para uma postura antipolítica. Se no início os grupos se aglutinavam no slogan “Fora PT“, aos poucos, a palavra de ordem se tornou “prendam todos“, também por influência do punitivismo perseguidor exalado de Curitiba.
Memes de ódio
O “mérito” dos grupos de extrema-direita foi substituir as formas “duras” dos lemas e discursos de outros tempos por formas mais assimiláveis com memes e vídeos sintonizados com a linguagem de internet, mas que preservam o mesmo conteúdo xenófobo, misógino e de combate ao diferente, contribuindo para a banalização do discurso de ódio, principalmente entre os mais jovens. Outra questão, segundo Esther, que garante a adesão de parcela da juventude é o fato de terem crescido nos anos em que a esquerda estava no poder.
Se nos anos 1970 ser rebelde era ser de esquerda, agora, para muitos destes jovens, é votar nesta nova direita, que se apresenta de uma forma cool, disfarçando seu discurso de ódio em formas de memes e de vídeos divertidos“, constata a pesquisadora. Quando confrontados com o teor preconceituoso dos discursos de Bolsonaro, alegam que se trata de um exagero, fruto de uma perseguição por parte da imprensa, que estaria alinhada às velhas estruturas de poder.
A meritocracia
Outra ideia comum entre os entrevistados, segundo a professora, é uma concepção absolutamente individualista, de valorização do esforço individual como forma de alcançar o sucesso. Por isso, repudiam políticas sociais como o Bolsa Família e as cotas para negros em universidades, pois, segundo eles, esses mecanismos de inclusão fariam com que outros “furassem a fila” da meritocracia.
Segundo a professora, muitos apoiadores de Bolsonaro dizem ter votado em Lula nas eleições passadas, pois este também era visto como o político “diferente“, “carismático” que falava a língua do povo. A ironia é que os que rejeitam Lula o fazem após terem ascendido socialmente, não se identificam mais como pobres, mas como pertencentes à nova classe média.

Esther Solano é professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Matéria: Pragmatismo Político. 
 



Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.