CULTURA EM PAUTA NA CASA DE CULTURA DE ITARANTIM.


A vereadora Celita Carvalho (PSDB) esteve ontem (07) visitando a Casa de Cultura de Itarantim, a visita teve o objetivo de ouvir o coordenador da casa, Hudson Rocha, demais agentes culturais e elaborar uma pauta sobre a cultura na nossa cidade. A casa é um espaço de acolhimento para os agentes de cultura da cidade e serve como espaço de assessoria de projetos culturais além de formação com grupos de teatro, trabalho voltado a juventude na formação e contextualização da realidade.

Esteve presente na reunião, além do anfitrião da casa, o contra mestre e professor de capoeira Paulo Faísca, que há 25 anos vem desenvolvendo um projeto cultural voltado a formação e educação inserindo a capoeira como elemento pedagógico.

Paulo, ainda falou sobre seu evento que será realizado agora em maio nos dias 24,25,26 e 27 o Capoeiragem 2018. Citando as dificuldades que tem para realizar um evento dessa grandeza em relação a patrocínios e a valorização da cultura.
Só lembrando que este é 22º Capoeiragem, que irá ser realizado em Itarantim, um evento nacional que reúne capoeiristas da maioria dos estados e de fora do país.

Segundo Hudson Rocha, o município não valoriza a cultura, eles ainda tratam a cultura como se fosse algo secundário na nossa cidade, nomeando gente para a pasta (secretaria de cultura) sem nenhuma militança de comprometimento e sem afinidade.

Hudson ainda nos explica que a casa foi contemplada graças aos esforços de agentes culturais que por meio de um projeto, onde o governo do estado arca com as despesas de aluguel e outros.
“a casa é um espaço de todos que querem integrar e fazer cultura”, nos fala ele.

Ele ainda nos relata com tristeza, que hoje as pessoas que estão ocupando os espaço da cultura no governo municipal, não tem capacidade alguma de gerar e promover a cultural. “me parece que eles não tem interesse algum em fazer cultura”. Completa Hudson.

Para a vereadora Celita Carvalho, que ficou na incumbência de dialogar com a casa legislativa, este é o momento de elaborar um projeto municipal de cultura, com calendários voltado a essas atividades, essa aprovação vem através do poder legislativo onde o município tem condição de arcar e fazer com que a cultura dentro de seus elementos pedagógicos possam não somente ser um projeto de governo, mas um projeto cultural daqueles que realmente pensam a cultura. 
Hudson, coordenador da casa, Celita e Paulo Faísca.



















 

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.