NÃO DEIXE QUE NOS ROUBE O QUE É NOSSO DE CULTURA.


Para mim a época mais gostosa dos tempos festivos é o São João, essa afirmação minha é simples e acredito que a maioria concordará, é porque é o período onde reúne vários elementos da cultura nordestina e é genuinamente nordestina. Suas comidas, toda forma de produção que reúne os vários elementos da terra. é também o momento onde se celebra os três Santos festeiros, ou, como conhecemos, os Santos Joaninos ou Juninos, que são, Santo Antônio, que este abre as festas, São João e São Pedro. 
Há nisso tudo uma grande contribuição da tradição religiosa de se celebrar as festas junto com as colheitas que, antigamente se celebrava como forma de agradecer a Deus pela produção da colheita que foi boa. Essa festa é antiga, remete ao Antigo Testamento nos primeiros escritos do Pentateuco os cinco primeiros livros da Bíblia.
Conta a Lenda católica que, cristianizando o uso da fogueira, como festa pagã que era, acesa, tradicionalmente, no começo do verão europeu, teve suas origens em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel, para que Maria fosse avisada do nascimento de João Batista e auxiliasse Isabel após o parto. Isabel deveria acender uma fogueira sobre um monte, e assim o fez.
Hoje as festas Juninas tem perdido muito a sua tradição e suas características, elementos típicos deste período vem com o tempo sendo fragilizado, fazendo com que os mais jovens não conheçam e desprezem o genuíno forró da região do nordeste. Em muitas cidades neste período, vemos o verdadeiro forró ser substituído por outros elementos musicais, como axé, pagode, sertanejo e a musica brega. 
A cada ano este patrimônio do nordeste, que é nosso, perde espaços para outras musicas que cumpre uma função de desconstruir essa cultura, talvez, por falta de habilidade e percepção de quem estar a frente da promoção da festa ou a frente da pasta da cultura, que, essa tem como obrigação promover e ter uma real noção do período. 
Vimos isso aqui nas festas de Itarantim, na noite do dia 23, uma banda salvou o São João da cidade, não era a banda principal, que o principal da noite foi o cantor Sandro Lucio, que, para quem é no mínimo um pouco perceptivo não tinha nada haver com o período Junino. Precisamos de alguma forma fazer uma discussão em torno desse tema, para não deixar morrer essa cultura que, de alguma forma é nossa. 
Ainda podemos notar que, cantores da nossa cidade, os novos, como Esdras Barbosa e Nega Gy, vem trazendo nos seus respectivos repertórios a boa musica nordestina, eles sim, tem essa missão, como cantores mensageiros, de puder influenciar, de fazer os mais novos gostarem e fazer com que a boa musica Junina perpetue de geração em geração, assim o grande Luiz, o Gonzaga, ficará grato a vocês lá do alto.

4 comentários:

  1. Engraçado que pra vcs ai só só existe esse Esdras,que por sinal não tem talento pra ser exaltado de tal forma.O cantor Robert Rios que tanbem é filho da terra e que faz um belíssimo trabalho fica esquecido pela mídia,pois o mesmo é de gente humilde e que nunca precisou puxar saco de ninguém pra ser conhecido,hoje ele canta por toda região e isso é fruto do belo trabalho que ele vem fazendo a cada dia .fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Só não entendi porque pegou a foto do nosso Forró do Cajazeiras que nao teve axé simplesmente Forró. E outra Esdras Barbosa e Robert Rios estará conosco no sabádo dia 30 . Espero que avalie bem antes de fazer qualquer critica usando a foto do Forró ao invés de usar as fotos de Axé e Brega da Praça da prefeitura

    ResponderExcluir
  3. CLAUDEMAR OLIVEIRA CRUZ... VOCÊ DEVERIA RESPEITAR O TRABALHO ALHEIO...A MESMA ESTRELA QUE BRILHA SOB ROBÉRIO BRILHA TAMBÉM PARA ESDRAS! QUEM É VOCÊ PARA MEDIR O TALENTO DE ESDRAS E PRINCIPALMENTE PARA LEVANTAR BOCHICHOS EM TORNO DE PUXASSAQUISMO?...CUIDE DE SUA VIDA E PARE DE TENTAR OFUSCAR O BRILHO DOS OUTROS..AO QUE SEI NINGUÉM DESMERECEU NINGUÉM E ASSIM COMO ROBÉRIO,ESDRAS TAMBÉM FAZ SHOW FORA DE ITARANTIM E SEM APOIO DE PADRINHOS...TUDO QUE ELE ALCANÇOU ATÉ ENTÃO É MÉRITO DELE E POR SINAL MUITO MERECIDO...MELHORE ESSA SUA OPINIÃO PRA LÁ DE TENDENCIOSA

    ResponderExcluir
  4. Engraçado Claudemar!! Queria entender o motivo de tanto ódio em torno de Esdras. Pra quê isso? O cara tem talento sim e não é falando mal dele que você ou outro cantor qualquer vai fazer melhor...quer crédito? Faça por onde..Esdras é filho da terra desde criança ingressou no meio musical..o reconhecimento do nome Esdras Barbosa foi alcançado através do mérito dele que sempre se dedicou e procurou fazer o melhor para o público isso é escolhendo repertório de qualidade e fazendo ao vivo porque quem sabe,sabe...talento não se compra ou você nasce com ele ou simplesmente fica ai destilando veneno nos outros como você e os seus fazem por ai!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.