ESTUDO APONTA QUE 60% DOS TWEETS DURANTE RODA VIVA ERAM CRÍTICOS A BOLSONARO


Dos quase 1,4 milhões de tweets disparados durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda (30), mais de 850 mil criticavam Bolsonaro e apenas 400 mil eram positivos
Segundo estudo divulgado pelo especialista em redes Fábio Malini, professor da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), de cada 10 tweets disparados durante o programa Roda Viva com o deputado federal Jair Bolsonaro, 60% deles criticavam o parlamentar. Outros 30% eram elogiosos e 10% eram neutros.
Durante o programa foram publicados 1.306.647 tweets e foram feitos 703.323 retweets, em interações geradas por 226.851 perfis, mostrando que a boa audiência do programa alimentou comentários na rede social.  Para Malini, “Bolsonaro atrai audiência da TV para a Internet e vice-versa e gera ibope, como costuma dizer Bolsonaro”.
No entanto, o especialista da Universidade Federal do Espírito Santo adiciona uma observação que reforça o viés negativo das interações no Twitter sobre o programa: “a equipe de campanha de Bolsonaro quase não explorou os vídeos do programa. Ou seja, pelo jeito, o desempenho do capitão no Roda Viva não foi aquilo que se esperava”.
Isso desmonta um dos mitos sobre Bolsonaro: de que ele é melhor avaliado na Internet, sem o filtro das mídias tradicionais. E representa uma ameaça à sua estratégia eleitoral, fortemente baseada na Internet, uma vez que o candidato do PSL conta com apenas 11 segundos no horário eleitoral de 25 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.