'A CULTURA E OS PARAQUEDISTAS QUE GESTAM ELA SEM SABER QUE RUMO OS VENTOS TOMAM'.


Saiu uma matéria no blog Alerta Itarantim ontem (24) que tinha como titulo ITARANTIM: PREFEITO FINALIZA PAGAMENTO DOS CACHES DE TODOS ARTISTAS CONTRATADOS PARA AS FESTAS JUNINAS. (risos)
Sobre a matéria, não sei e nem imagino quem a escreveu, também não sei se foi da assessoria de comunicação da prefeitura, já que lá, tem tanto que fala em nome dela que as vezes fica difícil saber quem é a comunicação com mais responsabilidade que trata desses assuntos.
Mas me chamou atenção a matéria e fiquei aqui pensando, pensando... Pensando no sentido cultural mesmo da cidade, o que será de nossos artistas pós as festas? Existe algum projeto na pasta da cultura para estes artistas? Qual de fato é o projeto da secretaria de cultura de Itarantim? Que até agora ainda não mostrou. E não vamos aqui achar que a tradicional festa junina de Itarantim (já que este ano deu oportunidade aos artistas locais) é um projeto dessa gestão, que não é, é uma festa do povo de Itarantim.
Mas eu gostaria de ver um projeto durante o ano e à longo prazo para que de fato esses artistas sejam valorizados, valorizados talvez não no sentido de garantir recursos (claro isso é fundamental) mas garantir espaços, locais onde essa galera possam mostrar seus trabalhos e fazer o que eles mais gostam, que é cantar. Afinal o que é cultura para esses caras que estão ocupando essa pasta? Quem responderia essa pergunta? Será que eles sabem o rumo dos ventos?
Eu espero que a secretaria de cultura tenha um bom projeto, só não espero muita coisa, a se ver pela coordenação que temos, que, tem muita dificuldade em dialogar com os agentes culturais do município, não tem dialogo algum com as instância maiores, como estadual e federal onde possa buscar recursos. Reúna os artistas de Itarantim, e pergunte a cada um deles, o que eles querem, eu já saberia da resposta, por isso um projeto a longo prazo é mais importante que um cachê que nem sempre o artista é valorizado como eles merecem.
Em fim, a matéria que tentou valorizar os artistas com um cachê que, depois de um mês foi acertado, teve um efeito ao contrario. Agora o que resta para eles é o que? O ocaso da falta de um projeto e oportunidades. Porque, nem sempre de cachê vive um artista. E fica a pergunta; o que esses caras entendem de cultura? Segue o vento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

DIA 20: UM DIA PARA SE CELEBRAR A LUTA.